terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alunos populares tendem a ter salários maiores, diz pesquisa


O elo entre a popularidade na escola e o sucesso profissional seria a facilidade de interação social, de acordo o National Bureau of Economic Research



São Paulo – Ser o rei ou a rainha das rodinhas do recreio da escola pode se traduzir em um pouco mais de sucesso na futura carreira profissional. Um estudo do National Bureau of Economic Research, divulgado nesta semana, chegou à conclusão de que os alunos considerados populares terão – 35 anos depois - salários 2% mais altos na comparação com os seus colegas de escola.
Os pesquisadores criaram também uma escala percentual de popularidade com base em um estudo sobre conexões estudantis, conduzido ao longo de 50 anos, o Wisconsin Longitudinal Study. Estudantes ranqueados com 20% de popularidade, em um intervalo de 40 anos, tiveram salários 10% menores do que aqueles com 80% de popularidade.
O elo entre a popularidade na escola e o sucesso profissional é o traquejo social, de acordo com os pesquisadores. Isso porque jovens mais populares desenvolvem habilidades de comunicação e competência social antes do que seus pares.
Já se sabe que a ascensão profissional não é apenas resultado do conhecimento técnico. As competências comportamentais podem sim alavancar a carreira. A capacidade de se integrar sem dificuldade ao ambiente pode ser valiosa no dia a dia corporativo, com colegas de trabalho.
A intensa interação social pode se transformar, por exemplo, em mais facilidade na hora de fazer networking no futuro profissional. Um levantamento da consultoria Arquitetura Humana, realizado com mais 200 presidentes de companhias brasileiras revelou, por exemplo, que poder de influência, de impacto no ambiente e a extroversão são características comuns a quem ocupa o mais alto cargo executivo.

Fonte: Exame.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário