terça-feira, 28 de agosto de 2012

Central do Facebook

A pergunta que todos fazem, como o facebook armazena seus dados, fotos, aonde e como ele faz isso?  É uma pergunta diária devida a grande expansão que essa rede social aderiu em quase todos os países do mundo, com milhões de perfil´s, fotos, vídeos, jogos etc. Com isso a própria empresa resolveu mostrar sua sede de armazenamento de dados. O facebook liberou a equipe do site GigaOM para entrar em seu campus de servidores, para mostrar algumas fotos. O local fica perto do aeroporto de Redmond sendo um total de 2 prédios que armazenam 180 mil servidores tendo custado um total de 200 milhões de dólares. Um dos prédios foi inaugurado em 2011 e o outro mais moderno foi inaugurado apenas esse ano. Os prédios possuem sistema de refrigeração muito sofisticados que mantem a temperatura com muita precisão além do alto sistema de segurança e também o sistema ecológico que usa painéis solares para manter tudo ligado e funcionando. Segue abaixo as imagens

Curtir dentro da empresa.


Placas para Absorção de energia solar



Coolers









Equipamento para funcionários se exercitarem



Controle da entrada de ar no ambiente



Servidores com dados, informações dos usuários



Servidores com informações confidenciais



Fonte: http://www.humorabordo.com/2012/08/facebook-revela-sua-central-de.html

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Visita Técnica a empresa MKnet




No dia 14 de julho de 2012, a turma do Técnico em  Manutenção  e Suporte em Informática (Vespertino), juntamente com o Orientador Mauricio Paulo de Sousa, se dirigiram até o prédio comercial, onde se encontra a sede da empresa Mkanet Telecomunicações.
A MkaNet Telecomunicações foi fundada em 2009 com o objetivo de ser uma empresa especializada em provimento de Internet Banda Larga e soluções tecnológicas de ponta para seus clientes.
O objetivo da visita a esta empresa, foi de complementar conhecimentos das unidades curriculares de Fundamentos de Cabeamentos de Redes e Cabeamento Estruturado.
A visita teve participação do Sócio Gerente da empresa onde explicou um pouco sobre a estrutura da empresa, como ela atua na região, tipos de equipamentos que usam para operar o sinal de internet até seus clientes. Explicou também, que a empresa Mkanet atualmente é a maior empresa da região em internet Via Rádio, também a primeira a empresa da região a trazer a tecnologia de fibra ótica ao alcance de empresas e futuramente usuários domésticos. Pelo fato de seu forte ser a internet via-rádio, a empresa investiu muito nisto, tendo mais de 150 antenas espalhadas pelas cidades onde abrangem os sinais, desde o Paraná até Descanso, Iporã do Oeste, Santa Helena Anchieta. Em São Miguel do Oeste, a empresa tem três antenas principais para distribuição dos sinais, além de 13 outras de menor porte espalhadas pela cidade. A Mknet tem parte das antenas próprias e outras alugadas. Para que o sinal não seja perdido em caso de queda de energia elétrica, cada antena possui um sistema autônomo de alimentação elétrica.












segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novo padrão de rede pode elevar velocidades a 1 terabit por segundo


Pesquisadores da IEEE querem que a próxima geração contemple velocidades de conexão entre 400 Gbps e 1 Tbps.


Novo padrão de rede pode elevar velocidades a 1 terabit por segundo 


Enquanto as conexões Wi-Fi chegam “apenas” à marca de 1 Gbps, pesquisadores da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) estão planejando multiplicar por mil o padrão de velocidade para a próxima geração de dispositivos. Um grupo responsável por definir os padrões usados na rede, batizado de Higher-Speed Ethernet Consensus, estuda duas propostas distintas para o futuro.

A primeira delas colocaria como velocidade máxima de conexão o impressionante valor de 400 Gbps. Já a segunda, ainda mais ousada, quer que o parâmetro máximo seja definido em 1 Tbps. Ainda não há data para a definição de um novo padrão e não temos a certeza de que esses números poderão ser alcançados tão cedo.

A ideia de estabelecer um número tão acima do previsto teria como propósito minimizar impactos futuros, evitando que seja preciso criar uma nova fase de transição para velocidades mais altas. Para se ter uma ideia, caso essa velocidade máxima seja atingida algum dia, será possível baixar o conteúdo de cinco discos de Blu-ray em apenas um segundo.







Fonte: Tecmund
o